Gerar conexões verdadeiras com as pessoas é uma premissa no mundo do branding que, provavelmente, nunca mudará. Essa premissa sobreviveu a diferentes eras da sociedade que ofereceram diferentes formatos e mídias para comunicar uma marca e se relacionar com o público.
Se a premissa continua a mesma, a forma de comunicar não. Em cada era, temos códigos sociais e culturais distintos que geram outras expectativas em como uma marca se relaciona com seu público e cria um vínculo real com ele.
Apesar de parecer óbvio, não é fácil mudar a chave quando surgem mídias e canais diferentes do que estamos acostumados. Isso fez com que, no passado, marcas tentassem replicar seus anúncios do jornal na televisão, criando “vídeos estáticos” com locução. O mesmo acontece hoje quando pensamos na revolução TikTok. Marcas e criadores de conteúdo estão em uma fase de aprendizado e testes em como criar para a rede social que vive sua própria ascensão meteórica.
Muitas vezes tentamos replicar o que dá certo no Instagram lá no TikTok, mas a dinâmica é outra.
Essa mudança de mentalidade acontece com o tempo, mas quem consegue fazer primeiro, sai na frente.
O TikTok está mudando antigas estruturas
Não é só uma mídia ou canal diferente, estamos vivendo uma nova era da comunicação. Os vídeos impactaram nossas rotinas, relacionamentos e experiências. Mas para além disso, está mexendo também nas estruturas e departamentos de marketing das empresas já que o modelo atual não está funcionando como antes.
“O vídeo é muito mais difícil para as marcas, e a natureza direta do TikTok não se encaixa em seus modelos atuais.” - Mae Karwowski
Colocar o TikTok na mão dos nativos digitais está fazendo cada vez mais sentido. Isso muda uma dinâmica histórica de carreira dentro das empresas. Jovens de 20 e poucos anos estão assumindo um papel crucial na comunicação de marca e cargos de liderança, e ainda mais, colocando seus rostos como a cara da marca.
Do produto para o entretenimento
Se conexão é uma premissa atemporal, humanização é um resultado desejado desde sempre. E nada melhor que ter pessoas da geração mais conectada da história para assumir o trabalho de tornar as marcas mais ressonantes com o TikTok.
Esses criadores conseguem dar mais contexto ao produto, contando uma história adaptada à plataforma e que conquista a atenção para assistirmos até o final. E quando tudo isso está alinhado à personalidade e posicionamento da marca, a expressão visual e verbal realmente pode criar um vínculo mais emocional. Dá uma olhada neste anúncio promovendo o Nacho Fries da Taco Bell: