Naming no branding: 11 técnicas e ferramentas para seus projetos
Uma caixa com recursos e ferramentas disponíveis online para seus projetos de naming.
Paulo Lima




Nomear marcas é uma tarefa um tanto quanto complexa.
Primeiro porque o naming tem um papel importantíssimo na gestão da marca. Os mercados estão cada vez mais complexos. Então, além de expressar os atributos e propósito da marca, é preciso compreender o papel que o nome terá para construção de equity.
Mas, além da parte estratégica, nomear marcas é muito complexo por um motivo principal: a concorrência no INPI, o órgão de registro de marcas.
Os últimos projetos de naming que eu fiz chegaram a 200, 300, até 500 opções de nome (isso porque eu não conto as variações). A cada 80, 100 nomes, apenas 1 vai para a apresentação final.
É bem frustrante criar ótimos nomes e depois verificar a indisponibilidade de registro, mas este desafio é também o que precisa nos mover a continuar desenvolvendo técnicas e encontrarmos novos métodos de brainstorm. É por isso que eu trouxe essa news especial: Naming Box para seus brainstorms. Esta news não vai necessariamente ensinar a criar naming, mas te dar mais bagagem para seus projetos.
Metodologia
Não vamos entrar tanto em metodologia, vamos falar sobre técnicas.
De qualquer forma, é preciso ao menos termos um panorama geral para que as técnicas que vou apresentar aqui façam sentido dentro um olhar metodológico e não de forma isolada.
Olhando para essa metodologia acima, vale dizer então que as técnicas e ferramentas aqui estão mais focadas na etapa criativa, quando você já tem a estratégia de marca e a função do nome na estratégia bem definidas.
Processo criativo
Parte essencial do processo criativo é explorar as palavras e significados do universo que a marca quer construir. E é aqui que entra nossa caixa de ferramentas para projetos de naming, para que seu processo criativo seja cada vez mais rico.
➡️ Dicionário: não poderia deixar de começar com o grande companheiro de qualquer projeto de naming: o(s) dicionário(s). Seja o da língua portuguesa (ou outras línguas), de sonhos, símbolos, animais ou qualquer outro tema. Dicionários nos trazem significados mais profundos e inspirações dentro do universo da palavra.
Online: o dicio.com.br é o dicionário online que eu mais uso atualmente (mas você pode usar qualquer um). Ele é um companheiro para todo o processo de criação. Em algumas etapas vou para o físico porque é mais completo, mas durante um processo mais ágil o online resolve bem.
Físico: também no impresso existem muitas opções, claro. O que eu uso aqui é o Aulete. Uma das coisas mais legais para usar o dicionário físico é sempre visualizar as palavras que estão acima e abaixo da que você está procurando, pois normalmente elas são relacionadas a sua e muitas você ainda não conhece.
O Dicionário de Símbolos é outro dicionário que está sempre comigo para o processo. Nele você consegue acessar um conteúdo com significados profundos, históricos e muitos ligados aos mitos.
Dicionário Indígena: não é para todo projeto, mas o dicionário indígena ou até mesmo o Tupi Guarani podem ajudar a criar nomes de marcas que buscam uma percepção bem brasileira ou mesmo indígena.
➡️ Sinônimos: explorar os sinônimos é extremamente necessário em um “mundo INPI superpopuloso”. Você começa aumentar seu repertório de palavras para o projeto até para aplicar outras técnicas depois como mitologia e junção de palavras.
Qualquer dicionário online costuma ter sinônimos. Uso bastante esse recurso do Dicionário Criativo.
[em inglês] powerthesaurus: apesar de ser em inglês, o power thesaurus é incrível e, se usar inglês é uma boa estratégia para seu nome, você pode usar bastante.
➡️ Palavras relacionadas: às vezes os sinônimos não são suficientes, então é preciso ir para o universo daquela palavra. Um exemplo: estava num projeto onde “profundidade” era um atributo importante da marca, mas dificil gerar um palavra deste atributo. Então “Cavar” já foi bem mais interessante como palavra relacionada, gerando opções como “Kava” e Kavve” e até um prefixo “Cav” ou “Kav” para combinar com outras palavras.
Chatgpt: use comandos como “Faça uma lista de 50 palavras relacionadas a __________” para encontrar rapidamente palavras relacionadas. Você pode evoluir seus prompts, mas esse simples já é bem interessante.
Para mim, a inteligência artificial ainda não substitui outras fontes de informação, ela é mais um complemento. Então, mesmo que o chatgpt ou outras plataformas tragam uma rede ampla de palavras relacionadas, eu ainda gosto de verificar o Dicionário Criativo e o Dicionário Informal.
Rede de associação: ainda no âmbito palavras relacionadas, o Word Associations (em português de Portugal) traz uma rede de associação de palavras bem interessante para o que você está buscando.
➡️ Rimas: algumas grandes marcas já usaram o poder da rima para criar marcas relevantes (como o mais recente Study Buddy). Mesmo que seu nome não seja uma rima no fim, você pode ter boas ideias com essa técnica.
O Branco de Rimas além de trazer as palavras que rimam, ainda traz rimas com palavras que possuem acentuação gráfica, com a mesma quantidade de sílabas, com a mesma quantidade de letras e ainda palavras que rimam através da figura de linguagem aliteração.
Aqui vai uma lista de ideias de nomes que rimam para se inspirar.
➡️ Mitologia: de Nike a Tesla, a mitologia costuma ser uma inspiração para muitos processos. Trazer o nome de um deus ou deusa, mesmo que apenas inspirar novas criações, já ajuda a sua marca nascer com muitos significados profundos.
Esse Dicionário Mitologia Grega é um dos melhores que estão disponíveis para consulta online.
Tem também este da Mitologia Nórdica.
➡️ Outras línguas: também bastante presente na criação de nomes, buscar palavras em outras línguas como técnica de criação. A palavra em outra língua muitas vezes funciona para trazer mais opções e ainda sim gerar a percepção que você está buscando.
O Google Tradutor me acompanhou por muito tempo e ainda é uma opção, mas hoje o Chatgpt virou realmente o queridinho aqui. Comandos como ”Escreva [palavra] em latim, esperanto, estoniano, espanhol, alemão e inglês” ou “Escreva [palavra] em 50 línguas diferentes” são simples e eficazes.
➡️ Combinação de palavras: combinar palavras é um recurso bem relevante para o processo. Combinar duas ou mais palavras ajudam a contar a história daquela marca dentro do nome. Só precisa pensar também na sonoridade e grafia final. S
Sem dúvidas o word unscrambler é uma das melhores opções que já usei para combinar palavras.
➡️ Comece, termine ou contenha alguma letra ou sílaba: depois que você encontrou um bom prefixo ou sufixo, pode fazer sentido buscar palavras que comecem ou terminem com eles. Exemplo: se você quiser criar um nome que termine com “elo”, busque as palavras que terminem com elo em diferentes tamanhos
Fiz esse exercício lá no dicio.com.br usando essa função.
➡️ Gerador de palavras imaginárias de AI: quer uma inspiração para o processo? O thisworddoesnotexist.com é divertido mesmo não sendo em português.
➡️ Gerador de nomes por AI: de forma alguma eu acho que plataformas que geram nomes pela AI substituem um processo profundo e estratégico. Mas, assim como outros exemplos aqui, essas plataformas são ótimas ferramentas para fazerem parte do processo.
Para este uso, a Namelix é excelente. Não bastasse gerar o nome, ele ainda explica o significado do nome. A plataforma ainda dá opções “de briefing” bem interessantes para a criação ser mais certeira.
➡️ Onomatopéia: do clássico Yahoo ao bastante presente no mundo infantil Gloob, marcas mais divertidas e ousadas ainda podem ir para o mundo das onomatopeias.
Neste site você tem uma lista bem completa de onomatopeias.
Eu sei que eu prometi ferramentas para o processo de criação, mas não poderia deixar de compartilhar o Urban Dicionary para você verificar se o nome escolhido tem algum significado oculto (e negativo) em alguma outra língua. Ainda nas verificações, o Namecheck é seu companheiro para encontrar um domínio livre. Use também nossa técnica de Naming Score para avaliar seus nomes.
Chegamos ao fim desta super lista para você guardar com carinho e compartilhar com os colegas de trabalho Espero que possa te inspirar quando estiver difícil pensar em novas técnicas.
Precisa de ajuda para definir o nome da sua empresa? Nos envie uma mensagem para criarmos uma proposta para você.

