O que é identidade sensorial e como aplicá-la?

O brandsense aborda uma conexão emocional entre pessoas e marcas através destes estímulos sensoriais, a identidade sensorial dá uma passo além na concretização da experiência de uma marca.

Na última news conversamos sobre as principais diferenças do marketing sensorial e brandsense. Hoje, vamos falar sobre a identidade sensorial. E para começar, esse pequeno glossário te ajudar a diferenciar os três termos principais desta sequência:

  • MARKETING SENSORIAL: Atingir os objetivos de marketing por meio dos sentidos, como aumentar permanência no ponto de venda, gerar sensações agradáveis na compra e estimular a venda.

  • BRANDSENSE: Criar conexões sensoriais com a marca por meio dos sentidos para gerar experiências memoráveis, construir relacionamentos mais fortes e gerar conexão emocional com a marca.

  • IDENTIDADE SENSORIAL: Conjunto de elementos sensoriais associados à marca para fortalecer a identidade.

A relação do branding com a identidade sensorial

O branding é um modelo de gestão orientado à criação de valor e aumento dos indicadores intangíveis da marca (resumo do resumo). E um ponto importante neste processo de gestão é manter unidade nos pontos de contato. Mas como criar unidade? Dá uma olhada neste esquema abaixo.

identidade sensorial
identidade sensorial

Em um projeto de construção de marca, há um processo imersivo na empresa, cultura, fatores macroambientais, análise do consumidor, entre outros estudos, antes de definir a estratégia da marca. A estratégia já um resultado de fatores como:

  • O que há de oportunidade no mercado (necessidades não atendidas)?

  • O que é valor para meu público?

  • Como meu produto está alinhado ao contexto sociocultural?

  • Quais benefícios prometo e entrego?

  • Como o DNA de marca fortalece o produto e os relacionamentos?


Portanto, a estratégia é orientada por meio destes estudos (entre alguns outros) para criar valor e fortalecer a marca. E como colocar o posicionamento, arquétipo, personalidade, dna e promessa em prática? Por meio da identidade.

Identidade de marca

Identidade de marca é uma forma de expressar e tangibilizar a estratégia, e é composta por elementos que tornam a marca proprietária, criando conexões com seus stakeholders.

Você deve estar acostumado com a identidade visual e verbal, certo? Logotipo, cores, tom de voz, naming, ícones. Todos estes elementos nascem para expressar os dons da marca, seus diferenciais, sua personalidade. O mesmo acontece na identidade sensorial: como sua marca se expressa pelo paladar, olfato, audição, visão e tato?

Não é só escolher um "cheirinho" que impacte e crie lembranças, é também ter conexão com sua estratégia de marca e expressar sua personalidade.

Se sua marca tem o atributo "aventureiro" presente na estratégia, você precisa expressar isso não só na tipografia e cores, mas usando elementos sensoriais como madeira nos ambientes (loja, escritório), óleo essencial de hortelã em materiais, embalagens e ambientes e uma linguagem fotográfica que fortaleça a natureza, a adrenalina ou objetos que te ajudam a chegar mais longe. E por que não incluir um doce com especiarias em algum ponto de contato? São alguns dos exemplos de como sua identidade vai criando uma história única independente da categoria.

Crie seu universo sensorial para manter consistência em todos os pontos de contato, diferenciação e fortalecer sua marca.

Até a próxima :)

Enquanto o marketing sensorial busca atingir objetivos de marketing através dos cinco sentidos e o brandsense aborda uma conexão emocional entre pessoas e marcas através destes estímulos sensoriais, a identidade sensorial dá uma passo além na concretização da experiência de uma marca e aumento do seu valor intangível.