Tom de voz e arquétipos: 5 exemplos para você praticar

Como o arquétipo ganha vida nesta etapa de identidade verbal.

Está chegando o dia do Voko, nosso curso de arquétipo, onde vamos abordar 60 arquétipos e 96 tons de voz (assinante da news tem desconto, só acessar aqui). Por isso, resolvi fazer uma news diferente essa semana e trazer exemplos de tom de voz para diferentes arquétipos. Claro que de forma resumida, mas já é um caminho para se inspirar.

Mas, como o arquétipo ganha vida nesta etapa de identidade verbal?

Como na minha metodologia o arquétipo impacta em todas as etapas, então eu sigo uma sequência como essa:

  1. Exploramos o cenário da marca: mercado, concorrentes e tendências identificamos os símbolos arquetípicos já construídos;

  2. Estudamos a persona com diferentes esferas: social, pessoal, cultural, comportamental e psicológico. Identificamos qual tipo de acesso arquetípico ele busca nas marcas da categoria;

  3. Definimos o arquétipo que irá nortear a estratégia, ele deve ser relevante o mercado e verdadeiro para a marca e sua cultura organizacional;

  4. Desenvolvemos a identidade verbal baseado na estratégia e arquétipo.

Então, o arquétipo norteia todo o processo e ter um conteúdo (como do Voko) que te ajude nestas etapas pode enriquecer seu projeto e tornar tudo mais rápido e simples.

Separei aqui um exemplo para 5 arquétipos, vamos lá?

▶️ Cara Comum | Tom de Voz: Democrático

Este arquétipo se expressa com simplicidade, normalmente de forma acessível. Marcas do cara comum valorizam o coletivo e busca mais equilíbrio na vida moderna. O tom de voz democrático pode ajudar sua marca a construir esse símbolo

Um exemplo deste tom de voz: 123 Milhas com o lema "Viajar é para todos."

▶️ Prestativo | Tom de Voz: Humano

As manifestações do prestativo se constroem pelo cuidar, zelar, proteger e ajudar. É um lado humano que as vezes coloca o outro até antes de si próprio.

Um exemplo deste tom de voz aplicado: Propósito da cause: "Acreditamos que as causas têm o poder de unir pessoas para transformar realidades."

▶️ Herói | Tom de Voz: Confiante

O herói é bastante associado ao treino, superação e confronto. Mas muitas marcas usam o tom de voz confiante para criar essa expressão, principalmente no B2B.

Um exemplo deste tom de voz aplicado: Promessa de marca da RD: Venha crescer com o RD Station Marketing, a ferramenta de automação de marketing nº 1 do Brasil.

▶️ Criador | Tom de Voz: Inspirador

O criador é capaz de despertar o que há de mais genuíno em nossa identidade. Para isso, marcas com este arquétipo central precisam inspirar os outros a criarem suas vidas e participar da criação do universo.

Um exemplo deste tom de voz aplicado: Lema da Lego: "Inspire e Desenvolva os Construtores do Amanhã."

▶️ Sábio | Tom de Voz: Inteligente

O sábio não apenas é representado por marcas que aconselham, orientam e são eruditas, mas também marcas que fazem o consumidor se sentir assim.

Um exemplo deste tom de voz aplicado: Slogan da Companhia das Letras: "36 anos de respeito à inteligência do leitor."

Se aprofundar nos arquétipos é trazer mais riqueza para todas as etapas no projeto. Falei apenas um exemplo para cinco arquétipos, mas é claro que tudo precisa de contexto e profundidade para ser verdadeiro e poderoso para a sociedade.

Até a próxima! :)